• Luiza Carvalho

#DiárioTCC: Dicas para definir seu tema/área de pesquisa

Atualizado: 13 de Dez de 2019


Nunca é simples escolher um tema para o trabalho mais importante da nossa vida acadêmica: o TCC. E quando chega a hora de definir, o tempo é curtíssimo. Decidi, então, reunir algumas dicas pessoais para tentar ajudar você, que está chegando a esse momento tão decisivo. Como faço Jornalismo, algumas dicas são mais específicas. Mas espero que em geral este post também seja útil a quem faz outros cursos!

Essa foto define TCC. Ri muito! (rindo pra não chorar kkk)

1# Qualquer pauta pode virar tema: fique sempre atento aos assuntos que têm potencial para se tornar algo maior. O tema de uma matéria pode virar um livro-reportagem, um documentário em rádio, um produto para TV, web... O meu tema, por exemplo, foi pauta em uma matéria do 5º período.

2# Trabalhe o tema em várias disciplinas: se você já sente afinidade com alguma temática ou área em especial, comece a trabalhar nela em todas as disciplinas que tiver oportunidade. Assim, quando chegar no TCC, você já terá um certo material reunido sobre o assunto. No meu caso, trabalhei com a mesma temática no 5º e no 7º período. Quando decidi que seria meu TCC, consegui aproveitar todas as entrevistas e pesquisas que eu já tinha.

3# Não sofra por antecipação: se você já passou da metade do curso e ainda não tem ideia do que quer fazer no TCC, relaxa. Tente pensar nas áreas que você tem afinidade e dê seu melhor nelas. Quando menos esperar, vem aquela luz. Você vai sentir quando for o caminho certo.

4# Faça o que te faz bem: não adianta querer escolher uma área ou um tema só porque está em alta ou porque pode te dar retorno financeiro, se você não se identifica de verdade com ele. Pense que você vai abraçar essa escolha por, no mínimo, um semestre inteiro! Faça o que você realmente gosta.

5# Exponha suas ideias: dividir a ideia com alguém pode ser uma boa. Converse com aquele professor que pode te esclarecer dúvidas, pois ele pode te dizer se realmente sua ideia tem potencial ou se é melhor pensar mais. Também vale conversar com os amigos mais chegados, aqueles que você confia.

6# Pesquise: ter conhecimento sobre o tema nos ajuda a ampliar a visão e aprimorar a ideia e os argumentos. Se joga no Google e nas pesquisas avançadas, procure livros e autores para entender o embasamento teórico. Além disso, de vez em quando pensamos que nossa ideia é genial e inovadora. Mas, depois de uma busca rápida, a gente pode descobrir alguém pode ter tido a mesma ideia antes...

7# Sobre fazer sozinho ou em grupo: coloque tudo na balança. Para fazer o TCC em grupo é preciso muita sintonia e a certeza absoluta de que todos vão colaborar igualmente. Se todos se comprometerem de verdade, pode valer a pena. Mas se você sabe que pode ficar sobrecarregado ou que podem haver conflitos no meio do caminho, repense. Mesmo que seja abrir mão de fazer com um amigo. E se você é daqueles que gosta de liberdade e autonomia, é provável que prefira fazer sozinho. No caso do Jornalismo da Uniube, fique ligado: há regras que estabelecem quais mídias podem ser feitas em grupo e quais são obrigatoriamente individuais.

Essas são minhas dicas e espero, de verdade, que elas te ajudem de alguma forma. Ficou alguma dúvida? Você daria alguma diferente? Deixe nos comentários!

Até a próxima <3

#Jornalismo #DiárioTCC #TCC #dicasTCC

12 visualizações