• Luiza Carvalho

Recife: um passeio pelos meus sabores favoritos

Atualizado: 26 de Dez de 2019


Quem me conhece bem sabe o quanto gosto de Recife. Sou encantada pelas praias e pela riqueza histórica e cultural , e o carinho aumenta por também ter um tio que mora lá. Por isso já fui tantas vezes! Para quem não lembra, já fiz um post sobre cinco passeios dignos de incluir no roteiro. Se você vai visitar o Nordeste e a capital pernambucana, vale a pena conferir :D

Mas se tem uma coisa que me conquista é a comida. Explorar um pouco da gastronomia local faz qualquer viagem ser ainda mais marcante e a experiência ainda mais intensa e completa. Por isso resolvi listar cinco sabores que me lembram Recife, com meu olhar de forasteira hahahah. Se você vai pra lá, aproveita!

Bolo de rolo

De todos os sabores típicos de Recife, sem dúvida nenhuma meu preferido da vida é o bolo de rolo! Tem de doce de leite, de chocolate... mas meu favorito é o tradicional, com goiabada. Item obrigatório para experimentar!

Arquivo pessoal

Tapioca e Acarajé

Sei que tipicamente essas comidas são mais baianas, mas elas estão presentes em todo o Nordeste. Nas feirinhas de artesanato em Recife e Olinda tem umas barracas com tapioca e acarajé deliciosos, que valem muito a pena! Confesso que não sou super fã quando tem quiabo no acarajé, mas é só pedir para não colocar. E quanto à tapioca, não precisa nem falar né? A gente pode até fazer em casa e ficar gostoso, mas a nordestina é realmente especial.

Queijo na brasa

Uma das coisas que me traz boas memórias e que mais amo comer na praia de Boa Viagem é queijo na brasa. Fico toda feliz quando ouço um vendedor gritar "olha o queijo, queijo na braaaasa!". É algo muito simples: um queijo coalho no espeto, e eles colocam na brasa até dar uma derretida e uma leve queimadinha nas bordas. Essa é a parte mais gostosa! Deu até vontade aqui...

Arquivo pessoal/2011

Coentro

O tempero é algo que faz a comida do Nordeste ser ainda mais marcante. E me parece que gostam de colocar coentro em tudo, por isso é um sabor que não tinha como ficar de fora da minha lista. Confesso que não sou muito fã quando ele é usado com exagero, pois tenho a sensação de que ele "esconde" os outros sabores. Mas é algo bem presente na culinária nordestina e a galera gosta muito por lá.

Frutas

Nada melhor que terminar nossa lista com frutas! Em Recife e toda a região, algumas frutas são bem típicas e encontradas com facilidade. Cajá, pitomba, umbu, caju e jaca são algumas! Além de poder experimentá-las frescas, na praia também é fácil achar picolés com esses sabores e é muito legal provar coisas diferentes.

E para quem for passear em Calhetas, uma dica especial: na descida para a praia haviam alguns locais que vendiam uma pasta de caju simplesmente deliciosa. Já fazem 4 anos que fui, mas se ainda tiver isso por lá vale a pena comprar!

E aí, ficou com água na boca? Espero que tenham curtido as dicas! Se você conhece Recife e tem mais dicas, me conta nos comentários :D

Beijo!

<3

#Viagem

51 visualizações