• Luiza Carvalho

Inspiração decor: estilo escandinavo

Atualizado: 26 de Dez de 2019


Pesquisar referências de decoração é uma das coisas que mais amo fazer quando tenho tempo livre. Sempre desejei ter uma casinha aconchegante, com uma decoração que combine com minha personalidade e que ao mesmo tempo crie um ambiente gostoso e bonito. Então já dá para imaginar que tenho pastas e mais pastas de fotos e referências, né? E tenho mesmo!

Entre os diversos estilos e tendências que tenho como referência, o estilo escandinavo está entre meus preferidos. Descobri ele, na verdade, por acaso. Sempre achei lindo o design clean e sofisticado, e ao pesquisar mais referências neste estilo acabei descobrindo que tudo se encaixava no conceito escandinavo, que também pode ser conhecido como estilo nórdico.

A decoração escandinava se traduz em ambientes claros, tons bem neutros e a predominância do branco e de escalas de cinza. Uma das coisas que mais me encanta neste estilo é que geralmente os ambientes são muito minimalistas, com objetos que formam unidades harmônicas e bem leves. Mas, ao mesmo tempo, os pequenos detalhes formam um conjunto maravilhoso e moderno, com formas geométricas e referências contemporâneas. Resumindo: o escandinavo é um estilo construído naquela premissa de "mais com menos". É clean, leve e minimalista, e mesmo assim é marcante, moderno e elegante. Se eu pudesse, teria uma casa inteira bem nesse estilo! Acho muito maravilhoso.

A grande pegada do estilo escandinavo, na minha visão, é a questão de luz. Por se originar de regiões frias e que em certas épocas do ano possuem pouco sol, a gente observa que as casas escandinavas geralmente têm grandes janelas, e o ambiente claro ajuda a refletir toda a luminosidade natural que for possível.

Em relação às cores, observe também nas referências das fotos a presença forte do conceito de Preto e Branco. Os detalhes pretos dão um toque muito moderno no conjunto da decoração. E outra combinação maravilhosa é a madeira, que por sua vez destaca um móvel ou os objetos presentes na decoração. Seja em tons clarinhos ou até em tons mais fortes e fechados, a madeira realmente é algo que vai muito bem na composição desse estilo.

E pra ter um ambiente no estilo escandinavo, você não precisa abrir mão de cores quentes e detalhes vibrantes. Uma tendência que combina muito com a decoração clean é o Rose Gold. E também vale dar seu toque especial com objetos de destaque, inserindo pontos fortes com cores como o verde, o azul ou o amarelo.

O importante, acima de tudo, é se sentir bem e colocar sua personalidade na decoração. Afinal de contas, o legal é não se prender em regras! Criar um ambiente que te agrade é um caminho de criatividade. Você pode seguir um estilo único, ou pode simplesmente somar várias referências e sair do comum. Se joga! Pra finalizar, mais referências nórdicas da minha pastinha de inspirações:

Espero que tenha gostado deste post e que ele seja útil nas suas referências! Este é um dos estilos que mais me encantam, então se você também tiver referências dele para me sugerir, eu super aceito dicas :D

Até a próxima, e obrigada por visitar meu blog.

Aproveita e dá um giro pelas tags no menu lateral <3

*Nota: Vale dizer aqui que posts como este são baseados sobretudo na minha opinião e na minha visão, e no que leio a respeito. Não sou decoradora e nem trabalho com design, mas gosto muito de pesquisar e entender as referências que me identifico. Se você quiser saber referências técnicas e pensar em um projeto neste sentido, um arquiteto ou profissional da área com certeza terá muito a somar com conhecimento e experiência.

#decoração #inspirações

40 visualizações