• Luiza Carvalho

Uberaba-MG: turismo e riqueza cultural no Triângulo Mineiro


Viajar, conhecer novos lugares e culturas diferentes é algo que amo demais. Se pudesse, eu viajaria em qualquer oportunidade que surgisse! Mas hoje vou sair totalmente do óbvio: ao invés de lugares que viajei e que já conheci, quero te apresentar neste post a minha própria cidade. UBERABA, MINAS GERAIS. Talvez você pense que é um destino totalmente inusitado, mas yesss, temos história e muita riqueza cultural por aqui! Que tal sair do óbvio também? Vem comigo conhecer minha terra!

PEIRÓPOLIS

Peirópolis é um bairro rural de Uberaba, a cerca de 20 km do centro da cidade, e é uma atração turística em função dos fósseis: é a Terra dos Dinossauros do Brasil com a maior quantidade de espécies do país. Réplicas em tamanhos reais já fazem só dos jardins uma atração sensacional! Os museus, restaurantes locais e lojinhas com doces típicos enriquecem ainda mais o passeio. Pra pegar todas as dicas é só passar na Casa do Turista.

O local é um geossítio que integra o Geopark Uberaba - Terra de Gigantes. Esse é um projeto que une os principais pilares turísticos da cidade: a riqueza natural presente nos fósseis; a religiosidade de Uberaba, marcada por Chico Xavier; e o turismo de negócios, evidenciado pela referência mundial em genética zebuína. Uberaba busca a chancela da Unesco para ser um dos geoparks mundiais.


IGREJAS HISTÓRICAS

Muita gente visita Uberaba na rota do turismo religioso. E aqui é uma cidade com igrejas belíssimas! Uma das que mais me encantam, pela beleza singela e por sua preservação, é a Igreja de Santa Rita. Ela é a única da região com o título de patrimônio nacional, já que é tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Lá funciona, atualmente, o Museu de Arte Sacra. A visitação é gratuita e funciona de terça a sexta, de 12h às 17h30, e no sábado das 8h às 11h30.


Outro local maravilhoso, iluminado e que atrai muitos visitantes é o Santuário da Medalha Milagrosa. Lá foi fundado, pelas irmãs concepcionistas, o Mosteiro da Imaculada Conceição, da Divina Providência e de São José, em 1949. Hoje Santuário, o local recebe fiéis de todos os lugares. Lá eu sinto uma paz indescritível!

Essas são apenas duas belas igrejas de Uberaba. Também vale conhecer a São Domingos, que é muito maravilhosa principalmente por fora. Na Capela de Nossa Senhora das Dores, anexa ao colégio que tem o mesmo nome, você encontra um museu de peças históricas. E também tem a Catedral Metropolitana, a Igreja de Santa Teresinha e diversas outras que você pode gostar de visitar.

CHICO XAVIER

Ainda na vertente do turismo religioso, o espiritismo também fortalece o turismo em Uberaba por conta de Chico Xavier. O médium, conhecido nacional e internacionalmente, viveu aqui e construiu um trabalho que é exemplo de amor, caridade e dedicação de uma vida inteira em prol de sua missão.

O legado de Chico Xavier leva os visitantes à Casa de Memórias, que é onde ele morou, e também à Casa da Prece, centro fundado por ele e onde aconteciam psicografias e reuniões mediúnicas. Além disso, bem próximo a esses dois locais está o Memorial Chico Xavier, que é um espaço cultural onde você encontra uma exposição em linha do tempo sobre a vida do médium e outras mostras de arte. Lá tem um painel lindo de grafite, com Chico e outros expoentes espíritas. Também não posso deixar de citar o túmulo do Chico, que fica no Cemitério São João Batista. Muita gente gosta de ir lá.

Além de Chico Xavier, diversas caravanas de espíritas também aproveitam a passagem por Uberaba para visitarem e levar ajuda ao Sanatório Espírita, bem como conhecerem centros na busca de psicografia dos entes queridos que já se foram.


TERRA DO ZEBU

Que Uberaba é conhecida como a capital nacional do gado Zebu, muita gente sabe. Aqui acontece a Expozebu, uma feira extremamente importante no meio agropecuário e que movimenta MUITO a economia com turismo de negócios. São hotéis lotados, restaurantes, motoristas, leilões e mais leilões, shows... enfim, é muito dinheiro mesmo!

Se você vai passar por Uberaba, vale a pena conhecer o Museu do Zebu dentro do Parque Fernando Costa. É um lugar muito rico em detalhes históricos. De quebra dá para aproveitar um dos restaurantes dentro do parque, e com a criançada você pode programar um lanche gostoso depois de brincarem muito no parquinho de diversões. Esse parque geralmente fica lotado de criança, e está atrás da sede da ABCZ. É diversão garantida!


NATUREZA E ESPORTES

Eu já falei de Peirópolis e de sua riqueza histórica, mas acha que vou parar nos dinossauros? Na na não! Peirópolis também é um lugar delicioso para quem curte cachoeiras e trilhas. Vale a pena se informar na Casa do Turista para não se perder nas rotas!

Muita gente não sabe, mas Uberaba também tem atraído pessoas que praticam esportes na natureza. Não apenas para Peirópolis! Nossa região tem circuitos de pesca, mountain bike e esportes radicais, como highline e rapel. A região possui algumas cachoeiras e trilhas. Passeios ciclísticos e corridas também movimentam hotéis, pousadas, restaurantes e o comércio local eventualmente. Pra quem curte passeios com uma adrenalina a mais, vale dar um Google e encontrar o Paijo Surf Adventure :D

Foto de JahvaliFotoFilmes disponível no facebook de Marciano Coelho, da Paijo Adventure

E ainda tem gente que vive aqui e acredita que Uberaba não tem potenciais turísticos! A gente precisa fazer um esforço pra olhar nossa cidade com mais valor, pois moramos em um lugar lindo e cheio de coisas muito legais para oferecer a quem não é daqui. Pode ser que muita gente esteja acostumado com tais lugares e, por parecer algo tão "da rotina", não valoriza. Mas SIM, temos muita história, cultura e coisas bacanas que devemos dar valor. Isso porque nem citei tudo nesse post.


É isso aí pessoal, vamos aproveitar nossas cidades e as belezas no nosso país. Em cada cantinho tem história! Se você não é de Uberaba e precisar de alguma outra dica, me chama pra conversar.


Bora viajar, my friends :D

#Dicas #Viagem #Turismo #Uberaba

25 visualizações